A prevenção de lesões é o principal objectivo de uma programação de segurança eficiente. Tanto o trabalhador como a empresa têm que assumir o seu papel nessa responsabilidade partilhada. A administração deve proporcionar um ambiente de trabalho ergonómicamente seguro, apontar a mecânica corporal apropriada e as técnicas de prevenção das lesões, para além de adoptar uma política coerente e promover um estilo de vida saudável.
Por sua vez, o trabalhador terá a responsabilidade de aprender e de aplicar com fundamento as estratégias e dispositivos ao seu dispor para redução dos riscos. Apesar das condições para os trabalhadores nem sempre serem as melhores, ao contrário da cobrança da produtividade que, na maioria das vezes, ultrapassa toda a orientação baseada na segurança, é necessário esforçar-se por colocar em prática as directrizes de segurança.
A tecnologia de profilaxia de lesões depende, pois, da motivação do trabalhador e da administração para usá-la. É muito importante que haja incentivo da direcção para um trabalho de investigação acerca dos resultados das medidas implementadas. O respeito pelo limite de segurança é a maior lição a reter na prevenção de lesões.
Consultem o documento no link abaixo:
Transporte Manual de Cargas, Mecânica Corporal e Lesões Músculo-esquelécticas
Sem comentários:
Enviar um comentário